A medição dos sinais vitais é fundamental para que os profissionais médicos possam avaliar a saúde geral dos pacientes e detetar quaisquer sinais de deterioração da saúde o mais cedo possível. No entanto, os dispositivos holter são, normalmente, volumosos e desconfortáveis ??para o paciente, fornecendo apenas uma janela de informação limitada durante o breve tempo em que são usados.
O Umana T1 é uma nova solução clínica que aborda diretamente esses desafios. Os inovadores sensores Umana são feitos de uma tinta nanomaterial condutora, que se integra perfeitamente com a camada superior da epiderme da pele. Isso resulta numa camada ultrafina que é altamente precisa, garantindo assim a alta qualidade dos dados recolhidos.
Tendo lançado um ensaio clínico independente com 2000 pacientes no hospital nacional de Malta e trabalhando em projetos de colaboração em Portugal e no Reino Unido, o Umana T1 Heart Monitor será lançado em toda a Europa durante este mês.
O Dr. Samuel Meilak, está a coordenar o estudo, observa que “a nossa equipa de cardiologia está empolgada com o que a Umana T1 significa para nossa profissão e para os nossos pacientes. Finalmente, podemos reunir e monitorizar com precisão os dados médicos importantes dos pacientes sem interferir com suas atividades do dia a dia. A facilidade de acesso, juntamente com as capacidades de análise de dados abrem caminho para uma mudança de rumo.”
A partir do momento em que a tatuagem é aplicada, é anexado um pequeno e leve dispositivo para armazenar e compartilhar o fluxo de sinais vitais precisos e em tempo real, como dados de ECG, bem como outros parâmetros vitais, como a taxa de respiração. Estes dados são compartilhados diretamente com um profissional médico de confiança. Essa configuração user-friendly é complementada com um ecossistema de software médico, uma aplicação para smartphone, painéis on-line, algoritmos de análise de dados e acesso a dados on-line e off-line.
O co-fundador e CEO da Umana, Dr. Adrian Attard Trevisan, explica: “Os sensores de tatuagem representam um grande avanço na forma como sinais vitais podem ser continuamente monitorizados, mas fomos ainda mais longe, com a infraestrutura de armazenamento e processamento de dados digitais abrangente para permitir que os profissionais médicos tenham uma visão profunda e análise do status do paciente, sem precedentes.”
Umana Medical no Barcelona for Health 2.0 Europe 2018 Os principais membros da equipa da Umana estão presentes na Conferência HIMSS em Barcelona entre os dias 27 e 29 de maio, o maior evento da Europa reunindo todos os interessados no sector de saúde digital, investigadores, empresários, profissionais de saúde e representantes cuidados de saúde primários ou hospitais. A equipa também irá discutir motivos pelos quais a implementação do Umana T1 garante melhor qualidade no atendimento ao paciente e também irá explorar possíveis colaborações de pesquisa para desenvolver métodos não invasivos de reunir, monitorizar e analisar parâmetros vitais a longo prazo.