Qual é a diferença entre “healthcare grade” e “medical grade” e que problemas podem existir quando se escolhe o primeiro sobre o segundo? Parece algo insignificante, mas não é o caso, porque a distinção entre healthcare grade e medical grade é importante: medical grade sugere um standard mais elevado para um ambiente hospitalar ou de cuidado de saúde.
Sistemas de computadores que são comercializados como sendo medical grade são muito menos problemáticos porque as suas características são mais ricas e completas do que um computador considerado healthcare grade. Por exemplo um computador healthcare grade não está enclausurado num invólucro antimicrobiano, e não protege contra a propagação de partículas que possam causar infecções.
Certificação apropriada – Faça o teste!
Para ser verdadeiramente medical grade um computador tem que ter uma certificação IEC 60601-1. Esta certificação é um standard absolutamente necessário, que protege a vida dos pacientes. A certificação IEC 60601-1 detalha um número de sub-standards concebidos para proteger pacientes de choques elétricos, radiação, interferência de outros equipamentos, entre outros riscos. Alguns fabricantes promovem algo dentro do standard expansivo, mas não revelam que os seus produtos cobrem apenas um sub-standard e não todo o espectro de standards dentro do IEC60601-1.
Não se deixe enganar pelo termo “em conformidade” vs. certificado.
Em conformidade significa que as especificações de um determinado produto estão dentro de um standard, certificação significa que o produto passou por uma série de testes difíceis e rigorosos para ganhar a certificação. O problema de produtos “em conformidade” é que qualquer empresa pode dizer que os seus produtos estão em conformidade com qualquer standard.
Produtos sem ventoinha, IP65 & tecnologia antimicrobiana
Computadores verdadeiramente medical grade, não apenas estão certificados, mas têm características específicas que ajudam a resolver um conjunto mais alargado de problemas que podem surgir dentro de um hospital. Infeções Hospitalares ainda são problemas graves existentes nos hospitais, e computadores com características mais robustas têm uma melhor performance, em termos de segurança.
Sabia que é possível que infecções hospitalares sejam propagadas através computadores com ventoinhas? Poeira é mais perigosa do que pensamos dentro de um hospital, e apenas um fragmento pode tornar-se infeccioso para qualquer paciente. Computadores sem ventoinhas são concebidos para proteger os pacientes (e os profissionais de saúde!) reduzindo a propagação de partículas via aérea – algo que é absolutamente necessário para um Bloco Operatório limpo e seguro.
Dada a importância da constante desinfecção, o rating IP65 é extremamente importante. Painéis expostos não são apenas terreno fértil para bactérias, mas podem também ser pontos de entrada para desinfectantes químicos que podem danificar o equipamento e os seus componentes. Este é outro dos factores que faz com que seja imperativo haver computadores com certificação IP65 num hospital, para que os equipamentos possam ser limpos e desinfectados eficazmente, sem serem danificados – uma vez que estão preparados para jatos de água e qualquer desinfectante usado em ambiente hospitalar.
Isto traz-nos à tecnologia antimicrobiana. Alguns computadores ditos “healthcare” não oferecem propriedades antimicrobianas. Os modelos que oferecem não são criados de forma igual. Porque os desinfectantes hospitalares são tão fortes é relativamente comum que computadores com uma camada antimicrobiana sofram alguma degradação ao longo do tempo. Estes desinfectantes podem também eliminar essa camada antimicrobiana. Procure sempre por um computador que tenha as propriedades antimicrobianas integradas diretamente no invólucro de plástico, que irá manter as propriedades antimicrobianas mesmo depois de milhares de limpezas e desinfecções. Na OG Medical temos computadores medicamente certificados que garantem mais segurança nos cuidados críticos e protegem os pacientes da propagação de infecções. http://bit.ly/poc-medical-grade