Num mundo ideal não teríamos de nos preocupar com o nível de qualidade dos hospitais que visitamos simplesmente seriam todos de topo, mas na realidade a qualidade hospitalar é algo que deve der avaliado e ajustado sistematicamente para que o funcionamento hospitalar e para maiores taxas de sucesso.
De acordo com a DGS existem alguns standards que permitem avaliar a qualidade hospitalar, como:
1. A pessoa como centro de sistema de saúde
Toda a prestação de cuidados de saúde deve ser orientada para o cidadão e deve ser organizada de forma personalizada. É necessário garantir não só o êxito de tratamento, mas também que sejam satisfeitas expectativas em relação à informação, privacidade e conforto durante a durante a prestação de cuidados de saúde.
2. Deteção das oportunidades de intervenção na promoção da saúde e planeamento de ações pertinentes.
3. Estabelecimento de procedimentos para o controlo, proteção e prevenção das infeções hospitalares.
4. Plano de competências de gestão e liderança na organização da saúde e o hospital envolve os profissionais na realização e implementação dos objetivos
5. Avaliação periódica das competências dos profissionais de saúde e identificar as suas necessidades de formação e desenvolvimento.
6. Sistemas e tecnologias de informação e comunicação e outros equipamentos e dispositivos adaptados às necessidades atuais: quer de profissionais de saúde quer de utentes.
7. Análise sistemática das suas principais fortalezas e debilidades.
8. Fomento da utilização responsável e segura do medicamento e produtos clínicos pelos profissionais
– Patrícia Correia
Director of Healthcare Marketing