Qual o primeiro passo para tornar a sua clinica mais digital?

Resposta simples: Diferenciação de serviços

Muitos pensam que um serviço tecnicamente bem feito o principal ou até único caminho. Essa pode até ter sido a forma principal para o sucesso de profissionais do passado, mas hoje já não funciona assim. 

Como se pode alcançar a diferenciação de serviços? 

1.Preço mais baixo. 

É a mais óbvia das opções, mas só funciona para alguns. 

A mentalidade desta forma de diferenciação é a de que, no futuro, com maior movimento, aquele serviço pode subir preços para os níveis standard. 

É uma estratégia que pode funcionar para clínicas que conseguem sobreviver à queda de margens, mas não é por norma mum bom caminho, nem um caminho que esteja ao alcance de todos. É preciso ter uma alta eficiência e um alto volume para que a estratégia do preço mais baixo funcione bem.

2. Especialização 

Especialização acontece quando as clínicas se focam em segmentos específicos e os serviços se focam em segmentos específicos de mercado, oferecedendo soluções especializadas e consequentemente ganhando quota de mercado pela especificidade da oferta.

Um clínico geral possui um público alvo muito maior que um cardiologista, por exemplo. No entanto, para um paciente com insuficiência cardíaca, um cardiologista é mais importante e valioso do que um clínico geral.

Na maior parte das especialidades é mais eficaz competir com menos profissionais por um mercado menor – menos cardiologistas concorrem por pacientes com doenças cardíacas – do que competir com muito mais profissionais em um mercado maior. 

Quando a própria especialidade começa a ficar saturada, começamos a ver o surgimento de subespecialidades e o foco em determinadas patologias específicas. Neste caso a alta especialização técnica é fundamental para profissionais de saúde em mercados de alta competitividade.

3. Unicidade

O terceiro pilar da diferenciação é o da prestação de serviços que possuem características únicas. Podem ser mais exclusivos, tecnológicos, ou apenas diferentes. Desta forma garante-se uma clara vantagem de marketing sobre os concorrentes. 

Podemos considerar que a Especialização e a Unicidade são respectivamente diferenciação por conteúdo e por forma. Quando usadas em conjunto têm o potencial de criar serviços incomparáveis.