Produto/Serviço
Uma clinica ou hospital – como empresa – deve ter capacidade tecnológica única ou especialistas clínicos que permitem estabelecer uma posição competitiva. É difícil estabelecer uma capacidade diferenciadora baseada no produto no setor da saúde, mas a capacidade diferenciadora está normalmente em organizações que têm recursos para adquirir novas tecnologias.
Mercado
Uma capacidade diferenciadora baseada no mercado é aquela praticada em todas as organizações que se centram num segmento de mercado específico. No caso de um hospital ou clínica, é diferenciador ser, por exemplo, um centro de referência no serviço de cardiologia.
Custo
Uma organização que é altamente eficiente, que utiliza tecnologia ou tem um controlo de despesas muito apertado poderá alcançar essa vantagem. Cada vez mais na saúde à medida que o mercado se concentra no preço dos cuidados de saúde, uma vantagem diferenciadora baseada no custo poderá garantir uma forte posição competitiva. E aqui, cada vez mais a tecnologia detém um papel importante.
Confiança
Talvez a capacidade diferenciadora seja considerada a mais importante. A confiança é mútua, sendo que nenhuma das partes explora as vulnerabilidade da outra. Os utentes confiam que os médicosnão só não os prejudicarão, como também centrarão toda a sua atenção nos seus problemas sem que haja conflitos.
A confiança é um valor que vale por si mesmo, não é algo que se transmita porque apetece ou porque de decidiu que é um valor importante. É intrínseca, é um valor que não se apregoa, exerce-se. A confiança, no sector da saúde, é essencial em todo o processo de prestação do serviço, seja qual for a fase em que esteja a cadeia de valor. Não podemos esquecer que normalmente na prestação de serviços de saúde uma das partes – o utente/ cliente – está frequentemente numa posição fragilizada, quer quanto à diferença de conhecimentos quanto à própria situação de doença. Esta situação de vulnerabilidade deve ser entendida como uma oportunidade que o prestador de serviço tem de criar uma relação forte com o seu cliente.
Na OG Medical apoiamos a sua instituição de saúde a ser mais confiável – não só com as mais recentes tecnologias, mas também com um serviço de healthcare marketing especializado que pretende levar a sua instituição clínica a mais gente.
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