O que é o circuito de medicação fechado?
Quando entramos numa entidade de saúde, e nos encaminham ao serviço de Internamento, existem vários procedimentos prestados pelos diversos profissionais de saúde.
Desde a consulta inicial onde o Médico faz a prescrição dos medicamentos que vamos tomar, essa informação é transmitida à Farmácia Hospitalar responsável pela incorporação desses fármacos na administração diária de cada paciente, seguidamente cada uma destas tomas é validado e administrada pelo enfermeiro responsável. Com garantia podemos dizer que independentemente de todo o profissionalismo destes cuidadores no decurso deste processo, com o auxílio de uma plataforma informatizada que valide de forma segura e inteligente cada um dos passos deste ciclo desde a prescrição, validação e administração de medicamentos em regime de internamento, estaremos todos mais seguros e confiantes.
Quais sãos os benefícios do circuito de medicação fechado?
1.Diminuição ou eliminação de lapsos na administração da medicação:
Este sistema permite uma revisão atempada do farmacêutico às prescrições, e automatiza as verificações durante a transferência das informações essenciais dos pacientes para garantir a correta administração do medicamento, reduzindo os riscos de erros de medicação e eventos adversos relacionados com medicamentos.
2.Melhor gestão de medicamentos:
A gestão do inventário de medicamentos torna-se mais fácil, é possível perceber exatamente quais são os medicamentos em stock e quantos ainda existem, assim como quantos medicamentos foram administrados e a quem.
3.Mais tempo para prestação de cuidados diretos ao paciente:
A automatização de processos leva a uma recuperação mais rápida do próprio paciente, poupando aos enfermeiros um tempo considerável gasto anteriormente na administração de medicamentos, permitindo assim que os enfermeiros dediquem mais tempo à prestação de cuidados diretos ao paciente.
4.Melhor controlo e redução dos custos:
Como consequência da melhor gestão de medicamentos e à maior eficiência e eficácia incitada pelo circuito de medicação fechado, é possível que os custos sejam mais controlados. Evitam-se tanto o desperdício de medicação como equívocos na administração da medicação, permitindo uma redução de custos das próprias instituições neste âmbito.
Ver também: Como Potenciar os Profissionais de Saúde com a Indicação das Melhores Práticas em Serviço de Internamento aos Pacientes e 5 benefícios da adoção do registo clínico móvel São soluções como o AMiS que trazem estes benefícios que trazem retorno, poupam os profissionais de saúde, aumentam a qualidade e evitam lapsos nos serviços aos pacientes.