A resposta é óbvia: excelentes clínicos, ótimos tratamentos e boas condições. Mas até os clientes entrarem pela porta têm que ter boas razões para escolher a sua clínica ou prática.
1. Website apelativo & Interação nas redes sociais
Um website simples mas bem desenhado, com divisão em especialidades e com fotografias do staff proporciona um maior sentimento de segurança – as pessoas querem saber quem as vai tratar. Também uma interação cuidada, profissional e esclarecedora nas redes sociais pode levar potenciais clientes a querer ser acompanhado na sua clínica.
2. Marcações Online
Hoje em dia a maior parte da população portuguesa usa a internet todos os dias e prefere inclusive tratar de tudo online – e a saúde não é excepção. Um bom sistema de marcações online pode ter enorme impacto não só na fidelização do cliente mas na angariação de novos clientes: alguém que seja novo na cidade e não conheça muita gente; alguém que quer evitar as complicações do SNS e simplificar; alguém que não se sinta confortável em falar ao telefone. Principalmente para jovens adultos (22-28) que estão agora a começar a tomar decisões importantes sobre a sua saúde, um bom e simples sistema de marcações pode fazer toda a diferença.
3. Serviços “exclusivos” ou considerados inovadores que ainda não estão disponíveis na maioria das clínicas ou hospitais.
Se nos seus serviços disponibilizar métodos e tecnologias de saúde que hospitais ou outras clínicas ainda não têm disponíveis, pode ser a diferença entre um potencial cliente escolher a sua clínica porque oferece tecnologia de deteção de cancro da mama precoce durante a consulta de ginecologia ou escolher outra clínica onde a consulta até é mais barata, mas onde terá que efetuar os exames necessários fora da consulta.
4. Aposte em medicina de prevenção
Em Portugal a saúde ainda está fortemente relacionada com o tratamento quando a doença já existe e não na prevenção. Não importa haver 100 campanhas de sensibilização de prevenção se as pessoas não encontram serviços que as apoiem nessa missão. É importante que clínicas médicas disponibilizam serviços de apoio à prevenção – pode ser com consultas de nutrição e acompanhamento se os níveis de colesterol ou glicemia estão alterados, pode ser com a disponibilização de testes genéticos que permitem saber a propensão a determinado tipo de doenças, ou pode ser com outras AÇÕES que de facto apoiem na prevenção, e não apenas palavras de sensibilização.
– Patrícia Correia Director of Healthcare Marketing