Como escolher a solução de Telemedicina certa para a sua instituição de saúde

Telemedicina representa uma nova oportunidade para os pacientes e prestadores de cuidados: Promete conveniência, controlo e conectividade – três ingredientes fundamentais para uma experiência positiva e bem-estar do paciente. Isto leva também a novas oportunidades: otimização do fluxo de trabalho, melhoria dos resultados dos pacientes, oferecendo a experiência de atendimento conectada que é desejada e esperada na era digital.

Neste momento o maior desafio para os diretores de IT na área de saúde é escolher a solução certa quando constantemente são oferecidas novas tecnologias e fornecedores.

No momento da escolha de uma solução de telemedicina, é necessário compreender os benefícios das tecnologias e quais soluções geram o maior impacto para sua organização. O próximo passo é escolher o parceiro de telemedicina ideal.

O que procura numa solução? Quem são os especialistas? Aqui estão alguns factores para ter a certeza de que estão a escolher a solução certa:

Relevância

O que é que a sua instituição precisa da solução de telemedicina?

Isto vai depender da sua organização – o tamanho e as áreas nas quais a sua instituição é especializada. Pode ser que a solução mais simples seja o melhor caminho a seguir, ou talvez seja necessário recorrer a todos os recursos que as soluções e tecnologias que os serviços telemedicina possam oferecer.

Os recursos remotos de monitorização de pacientes, por exemplo, variam nas mais variadas soluções. Existem plataformas que permitem a monitorização de sinais vitais fora da instituição, como por exemplo  Umana T1 Heart Monitoring, que permite a monitorização como Holter, de um modo não invasivo e sem fios, ou pode mesmo funcionar como uma monitorização continua, que permite a monitorização atualizada ao segundo, dos sinais vitais.

Existem também outros dispositivos médicos como a Sidly care, pulseira que monitoriza sinais vitais, como o ritmo cardíaco e permite também a deteção de quedas do utilizador ou mesmo a sua localização GPS no caso de incidentes.

Além de avaliar recursos individuais, deve  também determinar se existem necessidades de infraestrutura específicas que devem ser consideradas antes de investir para perceber as soluções mais adequadas.

Reputação

Nem todas as soluções de telemedicina são iguais, isto porque todas as empresas são diferentes.

Quando se trata de tecnologia na área de saúde é importante. Ter um parceiro que entenda os fluxos de trabalho da sua instituição e os desafios organizacionais que a mesma enfrenta, para que possa responder às suas necessidades desde privacidade do paciente, segurança de dados e segurança à valorização da relação profissional de saúde / paciente.

Por exemplo, se oferecer consultas à distância aos pacientes, provavelmente precisará de mais do que soluções adequadas. Existem várias soluções robustas de telemedicina em vídeo o AMiS.

Relacionamentos

Um desafio ao escolher o seu parceiro de telemedicina, quanto maior e mais antigo, nem sempre significa melhor. Algumas das soluções de telemedicina mais inovadoras do mercado são de startups ou pequenas empresas. Pode ainda não as reconhecer, mas tecnologia inovadora intrínseca nestas empresas pode revolucionar a área da saúde.

Em quem pode confiar? Tente perceber entre seus parceiros atuais e colegas se alguma dessas empresas mais pequena já trabalhou com eles, quem são os fabricantes de dispositivos, investigadores  e empresas com quem eles trabalham.

Aprender com as experiências dos seus colegas poderá ajuda-lo avaliar as soluções com as mais recentes tecnologia, relativamente novas para o mercado de modo a estar sempre um passo à frente.

Confiança

A chave para uma ótima experiência em telemedicina (para pacientes e profissionais de saúde) está na combinação de software inovador e dispositivos médicos de qualidade.

Antes de adotar uma nova solução, certifique-se de que seus fornecedores tem todos os certificados e padrões de exigência requeridos. Verifique também a longevidade dos dispositivos e a usabilidade do mesmo, procure mesmo saber a garantia dos produtos e peça uma demonstração, para garantir a fiabilidade dos mesmos. Com isto pode assegurar-se que sua não será necessária uma manutenção constante ou substituições frequentes, o que permitirá que os profissionais de saúde possam começar a usá-los imediatamente e evitará a frustração da sua equipa. Verifique também o apoio ao cliente que foi prometido pela empresa para garantir que quando os seus produtos necessitam de manutenção a mesma é eficiente e eficaz.