Encorajar e hábitos saudáveis
Não é novidade que hábitos alimentares saudáveis e exercício são dois dos pilares para uma saúde sólida e duradoura.
No entanto sem orientação profissional é difícil chegar a um plano consistente e saudável. Os profissionais devem encorajar o seu público a um acompanhamento regular para prevenir ou antecipar o aparecimento de doenças.
No entanto hábitos saudáveis não se resumem a alimentação e exercício.
Também é necessário concentrar esforços em promover a saúde mental e bem estar – seja promover terapia – tradicional ou alternativas ou até tratamentos cosméticos e de bem estar – de forma saudável, para aumentar a auto-estima.
Conhecer o microbioma
Hoje microbioma já não é uma palavra totalmente desconhecida: é o conjunto de microrganismos que a habita no intestino, cujas funções são digerir alimentos, sintetizar vitaminas e compostos químicos essenciais e proteger o organismo contra a inflamação. Há vários estudos que mostram que a saúde do microbioma tem impacto no não só na nossa saúde digestiva, mas também na nossa saúde mental.
Encorajar os pacientes a conhecer o seu microbioma e adaptar a sua alimentação para que o microbioma seja saudável é um grande passo para resolver problemas de inchaço, desconforto, humor e dor que parecem não ter causa aparente.
E como é que podemos conhecer a saúde do nosso Microbioma? Fazendo testes à genética do microbioma!
Testes genéticos para ajudar a resolver ou descobrir patologias
Tal como podemos usar um teste de microbioma para saber se está ou não saudável e o que se pode fazer para solucionar, podemos também usar testes Testes ADN para perceber propensão a determinadas patologias de forma a perceber a melhor maneira de as prevenir.
Hoje em dia temos à nossa disposição uma variedade de testes que nos permitem conhecer melhor o nosso corpo e as nossas predisposições genéticas.
Desde testes que permitem saber a melhor alimentação a ter para manter uma vida saudável, ou que permitam saber como a nossa pele tem predisposição a evoluir à medida que vamos envelhecendo, a testes que permitem conhecer a nossa propensão a doenças cardíacas ou certos tipos de cancro.
Adoptar tecnologia que permite deteção precoce de doenças
Sabemos que mesmo que todos esses esforços sejam empregados, não é possível prever e prevenir tudo o que nos possa acontecer. Dessa forma é necessário empregar tecnologias e métodos de deteção precoce para que o tratamento possa ser mais rápido e eficaz.
Imagens médicas e testes de sangue são o standard atual, mas existem já por exemplo tecnologias de termografia de contacto que permitem a deteção de lesões mamarias com 3mm, que podem ajudar na deteção precoce de cancro da mam- tecnologia essa que pode ser usada em contexto de consulta de rotina facilmente.É da responsabilidade de profissionais de saúde e bem estar oferecer estas e outras opções para que PREVENIR seja mais importante do que tratar, na mente dos pacientes.