Um hospital é um ecossistema tão importante como complexo, rico em diversidade de atores e de intervenientes, onde cada um deles desempenha um papel muito relevante no que diz respeito à cadeia de prestação de cuidados de saúde.
A forma de como interagem os vários atores deste ecossistema pode potenciar a disseminação de infeções através de potenciais triângulos epidemiológicos de infeção cruzada. Pequenas práticas conscientes poderão ter um grande impacto na diminuição do número de IACS.
É nesse sentido que se torna essencial investir em benchmarking de soluções para a área das infeções hospitalares, mas porquê? O ganho em vidas e em qualidade de vida com a utilização de novos equipamentos/tecnologias/práticas irá com certeza marcar a diferença pela positiva no seu hospital ou instituição de cuidados de saúde. A partilha e análise de informações, boas práticas, experiências e resultados, é fundamental para que outros possam aprender e criar um sistema semelhante para implementar esses benefícios no seu próprio hospital. Para além disso, o aumento de conhecimento dos produtos disponíveis no mercado irá potenciar a adesão das boas práticas e a adoção de novos produtos por parte da sua equipa.
Por exemplo, através da utilização de tecidos inovadores patenteados, em forma de roupa de cama e posicionadores, como barreira no controlo de infeções hospitalares, poderá promover a sustentabilidade ambiental, economizando recursos financeiros, humanos, temporais e naturais. Mais concretamente, existem inúmeras vantagens na utilização deste tipo de produtos barreira, sendo alguns deles:
- poupança de tempo e recursos hídricos, energéticos e monetários no processo de limpeza;
- diminuição da colonização da roupa de cama por microrganismos (limpeza mais eficaz);
- diminuição do risco de IACs;
A OG Medical, enquanto empresa conhecedora das últimas inovações na área de modernização hospitalar e de controlo de infeção, poderá aconselhar e fornecer os produtos mais eficazes para as suas necessidades. A nossa equipa especializada conhece e poderá demonstrar os resultados previstos, a curto e longo prazo, que se refletem numa diminuição de risco de infeções associadas a cuidados de saúde.
Finalmente, os resultados de ações do PPCIRA nos hospitais podem não ser vistos de imediato mas são sentidos a longo prazo e fundamentais. Invista o quanto antes.
Deseja fazer download deste artigo de opinião? Por favor clique aqui.