Nos dias de hoje muito se fala (e ainda bem) no envolvimento de toda a cadeia de valor na criação e validação de inovações em geral, isto acontece porque há a perceção geral que se pode potenciar a adoção dessas inovações e criar imenso valor no produto final. Nos últimos anos a OG Medical tem trabalhado incessantemente na personalização de soluções na área da modernização hospitalar: auscultando os utilizadores finais (quer sejam profissionais de saúde, especialistas TIC, bem como a Administração Hospitalar) percebendo as suas reais preocupações e desenvolvendo soluções à medida das várias necessidades.
Falemos de um caso em concreto, que foi (e é) igualmente o exemplo de uma boa prática do envolvimento dos profissionais no processo de modernização hospitalar. Em visitas regulares a hospitais, através da visualização de execução de tarefas frequentes e do diálogo com vários profissionais de saúde (nomeadamente médicos e enfermeiros), verificamos que conseguiríamos otimizar as estações móveis de trabalho existentes para que permitissem em simultâneo o registo clínico e a prestação de cuidados médicos junto do paciente (ou o registo clínico e a preparação da terapêutica na ala do serviço) combinando num só equipamento a prestação de cuidados médicos, integrando tecnologia que permitisse a visualização de registos médicos na plataforma existente de preparação de medicação.
Como? Ao desenvolvermos um adaptador que acoplasse um terminal informático higienizável num carro standard de medicação.
Com a implementação desta inovação permitiu-se ainda que este adaptador se modelasse ao registo clínico eletrónico móvel e – através desta solução à medida – conseguimos obter um avanço no processo de registo clínico e um aumento da segurança da informação registada pelos profissionais de saúde, efetuando-se de uma forma mais ágil, fiável, segura e sem risco de danificação de equipamentos devido a quedas, salpicos de água ou baixo nível de autonomia.
Como (excelente) consequência desta boa prática (envolvimento do profissional de saúde), o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) cedeu à OG Medical® o direito exclusivo sobre a produção e comercialização referente ao suporte metálico que liga um dispensador de medicação a um computador, possibilitando aos médicos e enfermeiros o registo e acesso ao histórico clínico do paciente durante a administração da medicação, conferindo comodidade e eficiência ao serviço. Mais em concreto, foi registado enquanto Modelo de Utilidade Nacional N.o 11069 – Adaptador para Informatização de Dispensadores de Medicação.
A criação de valor em cuidados formais de saúde através do envolvimento de profissionais no processo de modernização hospitalar é sem dúvida o caminho que todos devemos tomar pois o utilizador final sabe melhor que ninguém quais as suas reais necessidades que poderão ser resolvidas.
Deseja fazer download deste artigo de opinião? Por favor clique aqui.